ConvinÇente! – SDG452

sdg_0452_qua300403

Esta tira, publicada em 30 de abril de 2003, encerrou o mês e o arco das queixas de Doug contra a avaliação praticada na(s) escola(s). A piada aqui só funciona graças às reticências do texto do balão no segundo quadro… e, claro, da frase de Doug no quadro final, que tanto impressionou o MEC.  Fássil. rs

Anúncios
Publicado em Só Dando Gizada - Do Começo ao Fim | Marcado com , , , , , , , , | Deixe um comentário

Doug versus Lena – sdg 451

20030429_0451_ter_MEC_DougversusLena.JPG

Essa tira, penúltima do arco, parte do princípio que às vezes tanto alunos como professores não tiram as traves do próprio olho e saem disparando contra o cisco alheio. Acho o diálogo inicial entre os personagens meio “duro”, no sentido que não flui tão naturalmente nos dois primeiros quadros (com o tempo, o bateu- levou entre Doug e Dona Lena fluiria mais naturalmente), mas ainda hoje me divirto muito com a presença do “por gentileza” no último quadro, na tentativa meio sem jeito de Doug garantir – por via das dúvidas – que ele não é rebelde e mal educado,

Tira 451, Publicada originalmente em 29 de abril de 2003

Publicado em Só Dando Gizada - Do Começo ao Fim, Uncategorized | Marcado com , , , , , , , , | Deixe um comentário

Charme e beleza… SDG450

20030428_sdg0450_seg_charme_beleza.jpg

Doug pensa muito de si mesmo e fala sem pensar, o que fez com que este tipo de situação se tornasse uma tônica entre ele e a professora em várias tiras: ele diz algo, Dona Lena responde com cinismo e ironia e no último quadro ele percebe no meio do pensamento que foi “zoado” pela professora.

Tira 450, publicada originalmente em 28 de abril de 2003

Publicado em Só Dando Gizada - Do Começo ao Fim | Marcado com , , , , , , , , | Deixe um comentário

Apelo ao MEC – SDG449

20030427_sdg0449_dom_apeloAoMEC.JPG

Nesta tira de 27 de abril de 2003, Doug faz algo que é marca registrada do personagem: busca uma forma de evitar a lição que invariavelmente não funciona e dá muito mais trabalho que efetivamente fazer. Olhando hoje, porém, não colocaria o balão da Niquinha no último quadro, que é dispensável. Bastaria o olhar de desprezo que ela viria a dar em outras situações (rs). Note no primeiro quadro a desproporcionalidade da altura entre os dois personagens. Eu já gazia a tira há pouco mais de um ano quando esta saiu, mas às vezes ainda dava uma destas…

Publicado em Só Dando Gizada - Do Começo ao Fim | Marcado com , , , | Deixe um comentário

Professor reprova, aluno passa – SDG448

20030426_sdg0448_sab_mereporva_eupasso.jpg

Essa tira surgiu da observação de uma professora (salvo engano, do projeto Correio Escola) , que de fato eu também senti na pele durante os nove anos que dei aula na PUC. Não são todos os alunos que pensam assim,obviamente, mas diversas vezes ouvi de estudantes algo na linha “Pô, professor, o senhor me reprovou”. Aliás, às vezes acrescentada de “por meio ponto”. Minha resposta geralmente era: “Não fui eu que te reprovei por meio ponto, foi você que deixou os outros 5,5 que podia ter tirado”.

Publicada em 26 de abril de 2003.

Publicado em Só Dando Gizada - Do Começo ao Fim | Marcado com , , , , | Deixe um comentário

Nota na prova – SDG 447

20030425_sdg0447_sex_prova_Doug_acertouuma.JPG

Esta tira ,de 25 de abril de 2003, é mais uma daquelas na qual os personagens tomaram  conta do tema e o que era pra ser uma única tira virou uma série (ou um arco, pra ser mais exato). Já mencionei aqui antes que, numa das primeiras vezes que conversei com o Angeli, ele falou sobre os personagens ganharem vida própria e, naquele momento, eu achava esse conceito era uma frescura de autor. Cuspi pra cima e me caiu na cara: é impressionante como depois de um certo tempo eles realmente ganham vida e começam a reagir “por conta própria” aos temas. Você cria a tira inicial e de repente se vê pensando “peraí, o Doug não pararia nisso” ou já visualiza a dona Lena falando algo que é dela, nunca tinha passado pela sua cabeça até então… Em tempo: a história de aluno que pediu nota por acertar o nome É verdadeira.

Publicado em Só Dando Gizada - Do Começo ao Fim | Marcado com , , , , | Deixe um comentário

É fogo/é moleza… percepções acadêmicas SDG446

20030424_sdg0446_qui_professormoleza.jpg

Provavelmente eu tinha essa percepção de professor ter duas férias por ano quando eu era criança e com certeza eu ouvi isso de alunos e de trabalhadores de outros setores inúmeras vezes nos nove anos em que fui professor da PUC-Campinas. A realidade, então, gerou o começo e o fim desta tira. O quadrinho do meio é um pouco fictício…kkkkk.  Brincadeira: nos anos em que dei aula recebi muitos retornos positivos dos alunos, eles valorizam, sim, os professores que se esforçam para dar e dão boas aulas.

Tira publicada em 4 de abril de 2003

Publicado em Só Dando Gizada - Do Começo ao Fim | Marcado com , , , , , , , , | Deixe um comentário