Odisséia de um NET, último capítulo: uma solução, afinal. E o mundo NÃO é dos NETs: a NET é que pensa e age como se o mundo fosse dela

Se você tem um gravador LG DVD RH3974 que sempre funcionou muito bem para gravar seus programas (e os da família) favoritos da NET e resolver mudar para o pacote HD simples, prepare-se: eles vão te dizer que o decodificador HDC74X1 da NET não é compatível e que você não poderá mais gravar nada. A não ser que, claro, volte para o seu pacote digital (sem os canais que tinha antes e deixou de ter por causa da NET) ou opte pelo mais caro HD Max da NET. Um beco sem saída, certo? Será?

Depois de semanas desperdiçadas tentando resolver esse celeuma descrito nos últimos capítulos, eu achava que sim. Meu estresse estava no máximo e minha paciência no fim. Liguei para minha esposa para relatar as últimas e perguntar se ela enxergava alguma luz no fim do túnel. Ela, claro, enxergava. Mas não no túnel escuro da NET, claro.

“Por que você não liga para a LG e relata o caso a eles, para ver o que eles dizem? O aparelho é novo, provavelmente eles previram essas questões de compatibilidade.” Motivado pela voz da razão, passei os dias seguintes localizando o manual dos dois aparelhos e os lendo antes de fazer a ligação para a LG, para ter certeza absoluta do que estava falando.

Em um dia que tinha um pouco mais de tempo – previ que o processo demoraria, afinal os técnicos NET sempre demoraram – liguei para a LG e relatei o ocorrido de maneira sucinta. Do outro lado a moça simplesmente me disse: “Senhor, creio que vamos resolver o seu problema.”

Em uma explicação bastante rápida, ela me fez entender que o cabo do conector NET é, digamos assim, exclusivo, só funciona em um canal da TV. Então, me pediu para fazer a conexão normal que já havia feito no começo: ligar a TV a cabo no DVD e o DVD na TV. Fiz isso.

Liguei a TV e no canal 3 não estava pegando nada. Ela me pediu para colocar no AV1, que também não estava pegando nada – até então, nos últimos pacotes, a TV pegava “passando por dentro do DVD” sem sequer que houvesse necessidade de ligar o aparelho da LG.

“Agora, senhor, pegue o controle do seu DVD e aperte a tecla AV/Imput”.  Eureca! Pronto: o meu DVD “incompatível” de repente passou a pegar todos os canais da NET e agora eu posso gravar o que quiser. Fim da odisseia com um único toque em um botão, graças a alguém que realmente quis me ajudar a resolver o problema.

Só relatei esta história toda aqui por uma razão bastante simples: quando comecei a ter todos estes problemas – e em especial o último – digitei na Internet o nome do conector da NET e do gravador LG, tentando descobrir se eles eram incompatíveis, como a NET informou, e não achei nada. Quem sabe se alguém passar pela mesma situação, poderá encontrar este texto na rede.

Fica aqui também um aviso a quem, como eu, tem NET: o mundo NÃO é dos NETs. A NET é que pensa e age como se o mundo fosse dela. Então, quando ela te oferecer algo, melhor tomar cuidado, ter por escrito tudo o que você vai passar a ter e a garantia de que vai continuar com o que já tem (em termos de canais). Mesmo quando a oferta parece boa, a dor de cabeça pode ser grande…

Esse post foi publicado em Contos, crônicas e textinhos e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

9 respostas para Odisséia de um NET, último capítulo: uma solução, afinal. E o mundo NÃO é dos NETs: a NET é que pensa e age como se o mundo fosse dela

  1. Estou nesse dilema agora. Meu plano da Net hoje é o Total Digital Básico Fidelidade (descrição que consta na fatura), que no site não existe mais e não consigo descobrir, pela grade de canais, qual nome ele tem agora. Hoje à tarde, a Net me ligou me oferecendo a troca do decoder, sem custo (hoje tenho aquele cinza pequeno), para um com sinal HD (deve ser o Max, pois ela disse que grava), embora eu tenha dito diversas vezes que isso não é vantagem para mim, pois ainda não tenho TV compatível com sinal HD.

    Conversa vai, conversa vem, ela diz que essa troca é obrigatória (até hoje tenho dúvidas se é ou não), alegando que meu plano não é mais comercializado (e eu com isso?) e que está sendo feita uma atualização de tudo, por isso é necessário trocar o decoder blablablá.

    Supondo que eu tenha realmente que trocar o decoder. A minha dúvida agora é se terei como gravar os programas (também possuo um gravador de DVD da LG, mas o meu é LG DVD RH397H (link do site da LG: http://www.lge.com/br/dvd-players/lg-RH397H), também com HD embutido de 160GB. Esse decoder novo da NET, o que grava (HD Max, certo?), possui saída que me permita plugar o cabo no gravador (aquele que integra áudio e vídeo numa ponta, com conector P2, e na outra ponta tem os cabos vermelho, amarelo e branco)?

    Meu medo é o mesmo que o seu: trocar um decoder que funciona bem para mim por um que me impeça de receber os sinais e gravar os programas no aparelho da LG. Isso porque, de todas as coisas que eu gravo, as únicas gravações que eu transfiro do HD para DVD são as corridas de Fórmula 1, que eu coleciono.

    Já usei esse botão AV/Input algumas vezes, quando tudo ficou desconfigurado depois de uma queda de energia, por exemplo, mas fico com receio de que com a troca do decoder eu me dê mal por completo e tenha o gravador da LG praticamente inutilizado. Agora, não sei o que fazer. Acho que vou ficar enrolando a Net toda vez que me ligarem e continuar com meu plano digital.

    • djotacarvalho disse:

      No meu caso, o pacote HDMax era caríssimo. Que eu saiba, se você pegá-lo seu LG fica dispensável, poruqe o aparelho da NET acaba tendo a mesma função. Mas um conselho: para ter certeza da compatibilidade, ligue para a LG, não para a NET.

  2. Ontem eu deixei uma reclamação na página da Net no Facebook, por conta da obrigatoriedade de troca que a atendente ontem me informou, e hoje me ligaram de lá (acredito que tenha sido a ouvidoria), confirmando que meu plano atual realmente não é mais comercializado, mas isso não impede que eu continue com ele e não me obriga à troca do decoder e que tudo isso foi um equívoco da equipe de atendimento (como sempre). Portanto, fica tudo como está. 🙂

  3. Rosa Maria Bueno Fischer disse:

    Comigo aconteceu exatamente a mesma situação. A NET me ofereceu o decoder HD, me seduzindo com a possibilidade de eu ter, mesmo que sem a posse de uma TV digital, uma imagem melhor. Como trabalho com cinema e TV, na universidade, tenho um DVD com HD interno, e gravo programas de TV a cabo. Isto é, gravava. Depois que recebi o novo decoder, tudo se tornou mesmo impossível. Hoje, dia 6 de março de 2013, fiquei quase uma hora com a atendente do call center da NET, e não é preciso muita perspicácia para entender que esses profissionais são pagos para OMITIR informação a você. Na verdade, o que eu queria era meu antigo decoder de volta, pois meu LG gravava qualquer programa, tudo tranquilamente, eficazmente.
    Consegui, conforme a sugestão do colega deste site, a conexão do cabo diretamente no DVD. Mas ainda não tive a sorte de encontrar imagem no Canal 3, o que me permitiria fazer as gravações que desejo… Mas vou continuar tentando.
    A NET me ofereceu a visita de um técnico, mas já avisou que haveria cobrança, caso o problema não fosse da NET… É sempre a mesma coisa… Hoje também quase perdi a paciência. É a sensação da impotência, de ser manipulada, de ser ludibriada, o que é terrível, em termos de cidadania, de direitos do consumidor e especialmente de respeito.

    • djotacarvalho disse:

      Rosa, provavelmente a imagem vai aparecer apenas no seucanal auxiliar (AV1), ou seja, obrigatoriamente você vai precisar ligar o LG para ver os canais, mesmo quando não quiser gravar nada.

      • É estranho isso, pois com o gravador LG ligado, os canais aparecem tanto no AV1 quanto no canal 3 (meu decoder é aquele pequeno da NET, cinza). Se eu desligar o gravador, basta sintonizar a TV no canal 3 e está tudo certo.

  4. Obrigada, Alexandre.
    Agora meu problema é novo. Acabei comprando uma TV Smart da Sony, e optei pelo pacote HDMAX, para experimentar por um tempo o sistema. Mas logo me dei conta de que, sim, o decoder tem o HD interno e grava até 500 horas de programação de TV. Mas não consigo descobrir se haveria alguma forma de eu poder salvar em pen drive ou em mídia DVD os programas que me interessa usar em aula. Não há essa opção. Você grava e vê na própria TV, sem poder salvar em outra mídia.
    Meu gravador LG, excelente, que funcionava perfeitamente com a TV analógica, só serve para ver meus DVDs…E os poucos programas que gravei nele…
    Os técnicos da NET me dizem que é uma forma de proteção dos direitos autorais, etc etc. Mas eu sou professora, queria apenas ter acesso a alguns materiais, para uso em aula, na universidade.
    Enfim, continuo pesquisando como posso gravar algo da TV.

    • Rosa, no caso do HD Max, acho mesmo que você não vai ter mais como usar o gravador LG, pois uma vez que a NET te dá a opção de um aparelho para gravar, fica entendido que não há por que esse aparelho permitir a conexão de outro dispositivo com a mesma função. Aí é um caso em que eles estão mesmo protegendo o conteúdo HD de pirataria.

      • René disse:

        Estou postando esta resposta dois anos após na esperança de que seja útil pois, ainda hoje como quando a questão foi colocada, a dificuldade ainda é a mesma.

        Com o HD Max é possível gravar os programas no próprio decoder (HD interno). Porém, NÃO é possível transferí-los para qualquer outra mídia, nem por USB, nem por ethernet. Nem mesmo é possível editar ou copiar para o próprio decoder. A única forma possível de copiá-los é “capturando” a saída para a TV durante a reprodução.

        Os gravadores de DVD ainda hoje não possuem entrada HDMI, sendo sómente possível copiar os programas gravados e o que estiver sendo exibido no momento utilizando a saída de video composto (A/V – conectores RCA vermelho, branco e amarelo) do decoder para o gravador, mesmo que o programa gravado seja HD, o que reduz bastante a qualidade. Desta forma é, SIM, possível copiá-los. O mesmo vale na utilização da saída RF, conectando a saída do decoder na entrada de “antena” do gravador (no canal 3). A qualidade, porém é ainda pior do que para o víceo composto.

        Para ter qualidade HD, a mesma gravada no próprio decoder, seria preciso fazer uso de um “gravador de midia HDMI”. Entretanto, por padrão e exigência internacionais, a gravação através do HDMI é BLOQUEADA (proibida – questão de direitos autorais): o decoder (ou qualquer outro aparelho que reproduza via HDMI) envia um sinal de bloqueio (HDCP) ao receptor (gravador) e este, ao receber tal sinal, impede a gravação. Esta restrição legal é o motivo pelo qual gravadores de DVD com entrada HDMI não são fabricados nem comercializados. Alguns sinais HDMI não são bloqueados, o que permitiria sua gravação, mas esse não é o caso do NET HD Max.

        A solução, então, para conseguir gravar um programa HD via HDMI, da NET inclusive, é utilizar um gravador de mídia HDMI DESBLOQUEADO. Esse “desbloqueio”, embora exista, é irregular (para não dizer ilegal), da mesma forma que copiar DVDs, baixar filmes da internet ou desbloquear um Wii. Tais gravadores permitem gravar os programas em um HD externo no formato, por exemplo MP4, para posteriormente serem copiados para um DVD ou BR usando um computador.

        Em qualquer dos casos acima, para fazer a gravação, ligue a saída do decoder na entrada do gravador e a saída do gravador na entrada da TV. Inicie a reprodução do programa gravado no decoder e, no momento adequado, inicie a gravação no gravador, tomando o cuidado de não aparecer o “mini guia” na tela (espere que desapareça). Deixe a reprodução seguir normalmente e NÃO pressione tecla alguma no controle da NET pois tudo que aparecer na tela será também gravado. Você pode pausar a gravação durante a exibição dos intervalos comerciais. Ao término da reprodução, interrompa a gravação no gravador e, depois, a reprodução no decoder.
        Se simplesmente acionar a gravação, tudo o que é exibido na tela é gravado. Dessa forma pode-se gravar o que está sendo exibido no momento e não sómente o que estiver gravado no decoder.

        É isso.

Deixe um comentário

