No Carnaval pode…SDG393

20030301_sdg0393_CancerMama_PeitonoCarnavalPode

Esta tira, publicada originalmente em 1 de março de 2003, é uma das muitas inspiradas por fatos (sur)reais. Havia uma propaganda contra o câncer de mama com a atriz Cássia Kiss na qual ela mostrava os seios desnudos e ensinava como fazer o autoexame (https://www.youtube.com/watch?v=mCp51B0KNLQ). Por muita pressão “da sociedade”, que considerou imoral a mulher mostrar os seios na TV aberta, em horários em que crianças assistiam, a propaganda acabou vetada. Mas, por outro lado, Globeleza na época do Carnaval pode, e ninguém fala nada. Gostaria de achar que muito mudou de lá pra cá, mas no ano passado aqui mesmo em Campinas foi necessário fazer lei pra garantir o direito de mulheres amamentarem em público sem serem expulsas de locais como shoppings, por exemplo, sob pena de multa pra quem as expulsar. É impressionante como pode ter gente sensualizando ou se sentindo ofendida por uma mãe amamentando ou uma mulher ensinando um exame que pode salvar vidas, mas no Carnaval…

Em tempo: ninguém reclamou dos seios desnudos da moçoila que aparece na TV da Niquinha no último quadrinho. Mas muita gente endossou a crítica da tira, felizmente.

Anúncios

Sobre djotacarvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de alguns livros - entre eles o esgotado A educação está no gibi (Papirus Editora) - e toca o site www.mundohq.com.br
Esse post foi publicado em Só Dando Gizada - Do Começo ao Fim e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s