Prova de Matemática: onde as paralelas se encontram – SDG0480

20030528_sdg0480_qua_multiplaescolha_demais

Tanto como aluno quanto como professor nunca gostei de múltipla escolha, seja pelas “pegadinhas”, pela possibilidade de acertar no chute (que exploraria nas próximas tiras), ou pela ausência de possibilidade de argumentação – como professor de Teoria da Comunicação, por exemplo, em algumas vezes me surpreendi  com respostas dissertativas de alunos que argumentaram de maneira diferente do esperado ou usaram um raciocínio pouco ortodoxo e chegaram a excelentes respostas, inesperadas porém corretas.

Enfim, após algumas piadinhas com Doug estudando para a prova, era hora de brincar com ela e (sem trocadilhos) optei pela múltipla escolha porque rendia mais piadas e poderia expor um pouco minha crítica a esse modelo de teste. Essa primeira tira é obviamente mais piada do que crítica e foi inspirada por uma teoria que nunca compreendi totalmente: as paralelas se encontram no infinito.

Afinal, se o infinito não tem fim, como supor que alguma coisa muda ao longo dele (ou seria no fim?). ENFIM, não me expliquem, talvez eu até entendesse, mas me recuso…rs. De qualquer forma, sempre que me lembro disso vem à mente um professor de Física que tive que nos contou que a banda dele na faculdade chamava-se “Os Paralelos do Ritmo” (porque nunca se encontravam musicalmente) e a história de onde elas supostamente se encontram, daí…

A tira foi publicada originalmente em   28 de maio de 2003 no Correio Popular.

Anúncios

Sobre djotacarvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de alguns livros - entre eles o esgotado A educação está no gibi (Papirus Editora) - e toca o site www.mundohq.com.br
Esse post foi publicado em Só Dando Gizada - Do Começo ao Fim e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s